segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volta às aulas: cuidados com a mochila escolar

Por Carolina Mouta
Matéria para o blog O Baú da Criança
Imagem: Dreamstime

Iniciozinho das aulas! Época que os pequenos adoram! Rever os amigos, contar as novidades das férias... Para os pais, preocupação com o material escolar, uniforme e a nova mochila dos filhos. Essa, muitas vezes, tão esperada pelas crianças. No entanto, é preciso um certo cuidado na hora da escolha: bolsas muito pesadas e mal distribuídas podem causar dores e desvios por vício de postura e impacto na coluna.

Segundo informações do chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, José Luis Zabeu, o material escolar não pode ultrapassar 10% do peso da criança. Em algumas escolas isso se torna praticamente impossível. São tantos caderno, tantos livros... A grande questão é que o excesso de peso ocasiona dores em toda extensão das costas e provoca vícios de postura.

O que também pode acontecer com o mau uso da mochila é o impacto na coluna. Para minimizar os danos, o médico aconselha que a criança utilize sempre os dois ompbros para carregar a bolsa. Outra boa dica é a mochila com rodinhas, desde que seja verificada a altura da criança e a regulagem da mochila. É importante sempre orientar o pequeno a mudar o braço que puxa, para evitar a escoliose.

Na hora de escolher a mochila, preste atenção em alguns detalhes:

-Alças acolchoadas ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros;
-Bolsas com amortecedores para região dorsal e cinto ajudam a mantê-las junto ao corpo e protegem as costas;
-As mochilas com muitos bolsos e enfeites não são indicadas, pois podem aumentar o peso final.

Então, mamães e papais, beleza não é tudo! Cuidado é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário